Aprenda marketing musical com Lucas Xavier e tenha uma carreira musical de sucesso

Marketing Musical com Lucas Xavier

Opá, tudo bom? Aqui é o Lucas Xavier. Sou especialista em marketing musical e diretor da Hotstages. Se você algum dia já se perguntou:

  • Por que a maioria dos artistas nunca fazem sucesso?
  • Como fazer a divulgação e o marketing da minha banda?
  • Como cobrar mais pelos meus shows?
  • É possível viver de música no Brasil?
  • O que fazer quando se decide seguir o sonho de uma carreira artística?

Então você está no lugar certo. Suas perguntas estão prestes a serem respondidas.

Você precisa perceber que o mundo está mudando de uma forma grandiosa e todos os mercados estão sofrendo drásticas mudanças:

  • UBER X TAXIS
  • CANAIS X NETFLIX
  • MÍDIAS TRADICIONAIS X INTERNET
  • GRAVADORAS X CD/DOWNLOAD

E não é diferente com a indústria da música. Hoje, estamos sem dúvida na era da informação. As cartas do jogo foram embaralhadas e agora estão sendo entregues a quem está preparado para entrar em um novo nível do jogo do sucesso.

Mas, então, o que é preciso para saber jogar? Você precisa conhecer as novas regras do jogo.

Muitos artistas não percebem, mas o sucesso é simples (mesmo não sendo fácil). Basta seguir uma simples equação onde só existe uma relação de igualdade. Olha só:

Mais fãs = Mais Shows = Mais Renda = Mais Sucesso

E tudo que é publicado aqui neste site tem como objetivo fazer com que você conquiste estes quatro pilares.

Parece interessante?

Informe seu e-mail abaixo e clique em “QUERO RECEBER!” para obter gratuitamente nossas atualizações em primeira mão.

Assine, é Grátis! Fique Atualizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamenteem seu email nossos melhores artigos sobre Marketing Musical a medida que elas forem publicadas aqui no site!>

Mas, enfim, quem diabos é esse Lucas Xavier e como tudo isso começou?

Como todo adolescente (ou a grande maioria), a música sempre me fascinou. Tive e ainda tenho meus ídolos musicais. Apensar de nunca ter colado um pôster na minha parede, sempre existem os “mitos” que fazem nossa cabeça, principalmente quando se é mais jovem.

Me lembro de quando fui ao primeiro show de um cantor com fama nacional, tinha 14 anos.

Pessoas gritando, chorando, aquela multidão voltada apenas a uma pessoa.

Fui para a casa pensando “por que isto acontece se ele não é melhor que ninguém, apenas canta músicas?”.

Fiquei durante meses pensando como aquilo acontecia e por que aquela pessoa era ovacionada num palco, sendo que ninguém conhecia seus defeitos, qualidades, nada. Simplesmente ouviam suas músicas.

Foi assim que começou minha jornada para entender se essa obsessão dos fãs era natural e por que isso acontecia.

Comecei a estudar a fundo as técnicas de comunicação e marketing utilizadas no show business, trabalhando em algumas agências e atendendo alguns clientes com consultorias de marketing.

Em 2008, comecei meu primeiro projeto, um portal sobre música sertaneja, o ritmosertanejo.com (hoje fora do ar) que unia música (o que eu gostava) com comunicação (o que eu gostava e sabia fazer até então).

Neste portal eu publicava todos os dias artigos, vídeos e entrevistas com os maiores nomes do mercado musical da em atividade na época. Durante este período tive a oportunidade de acompanhar de perto os bastidores do show business e como tudo funcionava atrás dos palcos.

Lucas Xavier Ritmo Sertanejo

Aos poucos o site foi ficando cada vez mais popular. O problema é que eu não queria ficar conhecido como um blogueiro. Queria algo mais, algo maior, e com o tempo manter o portal não estava me motivando tanto quanto antes.

Uma frase me marcou muito neste período:

Não seja bom naquilo que não gosta de fazer…

Em 2012. após decidir abandonar o portal sobre música, tomei a brilhante difícil decisão de começar uma carreira musical.

A escolha do caminho errado - Lucas XavierDecidi começar a cantar e fiz meu primeiro show (uma participação num barzinho) onde ganhei uma porção de batatas fritas e uma lata de coca-cola.

Mesmo já começando com o pé direito, por já ter um conhecimento enorme sobre o marcado e divulgação, acabei me decepcionando. Me deparei com muita ilusão, más companhias que quase me desviaram do caminho que eu queria seguir e, por isso, eu resolvi dar um tempo com a música.

Mais uma vez eu me vi sem rumo, parecia que eu jamais daria certo em nada que envolvesse música.

Levou algum tempo até que eu me reerguer e me reconciliar com meus sonhos. Em 2013, comecei a cursar teatro, mesmo sem emprego e com uma renda mínima de alguns clientes que atendia com consultorias de marketing.

Lucas Xavier musica e teatro

Depois de ter abandonado o site e a minha própria carreira musical o único jeito de conseguir sobreviver era encontrando mais bandas, duplas e cantores para trabalhos de divulgação e consultorias.

E neste período eu percebi que era bom nisso: marketing.

Más como disse, esse era apenas um “jeito de sobreviver”. Ainda não estava satisfeito.

Foi então que decidi parar de sonhar e começar a construir algo mais sólido pra minha vida.

Eu consegui juntar um pouco de dinheiro e abri, em agosto de 2013, a Agência Império Criativo. No começo, atendíamos a todos os tipos de clientes (padarias, dentistas, oficinas-mecânicas e tudo mais que aparecesse) e os negócios estavam indo bem. Em dois anos, crescemos em três vezes o nosso tamanho inicial.

Mas ainda estava faltando alguma coisa. A música na minha vida.

Descobri então que eu precisava apenas trazer a música para meu dia a dia, ficar mais perto dela, fazer parte. Porém, eu não encontrava um jeito de conciliar as duas coisas (agencia de marketing + música) e minha mente ficava cada vez mais perturbada.

Até que um dia, já morto de cansaço depois de um dia duro, tive uma sacada que me fez sair pulando dentro da minha agência feito um louco:

Prestar os mesmos serviços de marketing, só que, desta vez, apenas para músicos e artistas que tinha talento, mas não sabiam divulgar seu trabalho!

O nascimento da Hotstages

O processo de segmentação de público deu certo e ficamos cada vez melhores em marketing musical. Enfim estava fazendo uma coisa que unia tudo que eu mais gostava: música e informação.

Lucas Xavier na Hotstages

Muitos amigos e até clientes sempre me deram a ideia de começar a ensinar tudo que faço aqui na agência, como as estratégias de posicionamento artístico, identidade, etc, mas sempre preferi usá-las aqui na Hotstages, porque sempre pensei que era mais fácil aplicar do que ensinar.

Foi difícil decidir divulgar tudo que eu havia aprendido, afinal isso tomaria muito tempo e, como eu já tenho que cuidar da agência, seria complicado pra mim.

Mas um chamado para algo maior me tocou e no dia 3 de junho de 2015 comecei a minha missão de fazer a diferença na vida de músicos e artistas por meio de vídeos gratuitos, cursos, livros e palestras.

Video Lucas Xavier

Ao redor do nosso conteúdo, conseguirmos reunir uma verdadeira comunidade com milhares de artistas independentes que entenderam que para alcançar o sucesso precisam ser artistas preparados e com sede de conhecimento.

É muito gratificante ver as centenas de feedbacks positivos que recebo todos os dias no meu canal do YouTube e no Facebook. Por isso posso dizer com toda certeza que hoje, a minha missão na música é fazer a diferença na SUA carreira. O MEU sucesso se tornou o SEU sucesso.

Curso de Marketing Musical - Treinamento Hotstages