Marketing Musical: O guia básico para qualquer artista iniciante divulgar sua música

Tempo de leitura: 6 minutos

Marketing Musical Guia Básico para Artistas Iniciantes

Você já ouviu falar no termo Marketing Musical?

Você já notou a facilidade que escritórios e gravadoras têm para fazer um artista, até então desconhecido (ou pouco conhecido), sair do anonimato e ir ao extremo sucesso em tão pouco tempo?

Você já ficou se perguntando por que às vezes cantores ou músicos com aparentemente menos talento que você conseguem um número impressionante de fãs?

Todas estas questões que nos deixam com a pulga atrás da orelha serão respondidas ao longo deste artigo sobre marketing musical. Se você acompanhar todo este conteúdo até o final, muitas ideias que você pode ter a respeito da indústria da música ou do marketing artístico irão desmoronar completamente.


Pra começar, tenho uma boa e uma má notícia para te dar.

Qual quer que eu conte primeiro?

A má? Tudo bem:

A má notícia é que a grande maioria dos artistas independentes que desejam viver de música (acredito que 93%) jamais terão sucesso além de alguns shows em barzinhos e um número mínimo de fãs. Isso porque a grande parte está preocupado demais com a linha do tempo do Facebook e não busca conhecer os princípios básicos do marketing musical ou do gerenciamento de suas carreiras.

Para simplificar o raciocínio, vamos dividir os artistas independentes da seguinte forma (hipoteticamente):

  • 96% – Estão andando em círculos
  • 3% – Estão realmente correndo atrás
  • 1% – Chegaram ao sucesso

A boa noticia é que esta minoria (dos 3%) agora tem suas chances de alcançar o sucesso na música triplicadas, desde que busquem as informações corretas sobre como divulgar sua carreira musical, como gerar mais renda com sua música ou como gerenciar sua carreira.

Os que fazem parte deste grupo não estão perdendo tempo com quantos comentários ganhou em sua foto, mas preocupados com o futuro de suas carreiras e em como ganhar dinheiro com sua música.

Hoje, na era da informação, quase tudo o que você precisa saber para ter mais fãs, mais shows, mais renda e mais sucesso está à disposição, a qualquer hora. Basta querer aprender.

O que é Marketing Musical?

Para ser bem breve, antes de tudo, o marketing musical nada mais é do que apenas marketing, que quer dizer “mercadologia” ou a “ciência” que estuda o mercado. São as relações que as empresas têm com os consumidores e com o próprio mercado.

Sendo assim, marketing musical é a comunicação que o artista tem com os fãs e com o próprio mercado musical. Para simplificar ainda mais, eu resumi tudo que é fundamental em marketing artístico em 7 verbos.

Os 7 Verbos Fundamentais do Marketing Musical

Para alcançar o sucesso na música por meio das técnicas de marketing musical você precisa entender quais são os 7 verbos fundamentais:

  1. Entender
  2. Posicionar
  3. Planejar
  4. Produzir
  5. Publicar
  6. Divulgar
  7. Executar

7 verbos do marketing musical

Para explicar melhor cada um destes passos, ministrei recentemente uma palestra ao vivo, que acabei transformando em uma série de 7 vídeos (um para cada passo). Se você quiser entender exatamente como funcionada cada um destes passos, assista à série completa abaixo:

Parte #1 – Como Entender o Mercado Musical

Quando criei a metodologia com os 7 Verbos do Marketing Musical, notei que o primeiro ponto que os artistas iniciantes pecam na hora de começar uma carreira musical é o entendimento de mercado. No vídeo abaixo, você vai entender melhor quais os pontos que você precisa saber para entender como funciona o mercado e o segmento que você escolheu para trabalhar:

Parte #2 – Como se Posicionar perante seus Fãs

O segundo passo é o posicionamento. Um artista que deseja fazer sucesso na música (pensando no longo prazo) precisa ter um posicionamento forte e conseguir fixar sua imagem e sua música na mente do público de forma definitiva:

Parte #3 – Como Fazer o Planejamento de Carreira e de Divulgação

Logo em seguida vem o planejamento de carreira e de marketing musical. Todos nós sabemos da importância que um bom planejamento tem para o sucesso de nossos projetos, mas nem todo mundo sabe fazer o planejamento de carreira. Dê uma olhada neste artigo sobre planejamento de marketing musical.

Parte #4 – Produzindo Músicas de Sucesso

O quarto verbo é o “Produzir”. Não adianta nada entender o mercado e ter um bom posicionamento artístico sem produzir um trabalho de qualidade e que agrade seu público-alvo.

Parte #5 – Na hora de Postar Música na Internet

Tendo um bom material produzido, é hora de saber quais as melhores plataformas de música para publicar seu suado trabalho e finalmente conseguir ganhar dinheiro com música na internet.

Parte #6 – Como Divulgar Música do jeito Certo

Quase fechando nossos 7 Verbos, você precisa aprender a divulgar sua música do jeito certo, sem perder tempo com ações que não ajudam em nada. Dê uma olhada no vídeo abaixo e veja alguns erros comuns que são cometidos quando músicos independentes tentam divulgar música na internet:

Parte #7 – Como Executar tudo com Maestria

Depois de entender perfeitamente os passos anteriores, é hora de colocar tudo em prática e executar cada ação no momento certo:

Se tiver algum problema para assistir aos vídeos nesta página, você pode clicar aqui para vê-los diretamente em meu canal no Youtube.

Como colocar em prática os 7 Verbos do Marketing Musical?

Como você pode ver na série de vídeos, cada um dos 7 verbos do marketing musical possui um universo de outros conhecimentos que precisam ser aprendidos para fazer a coisa acontecer e começar a conquistar mais fãs e, consequentemente, mais sucesso na música.

Você se sente frustrado por não ver as coisas evoluindo em sua vida e carreira?

Não precisa responder agora. Apenas pare e olhe para dentro de si mesmo. Depois, olhe ao seu redor. Será que se você continuar fazendo as mesmas coisas que faz, você vai conseguir realizar o seu sonho?

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. – Albert Einstein

Se você quer realmente aprender os segredos do marketing musical e saber como se preparar para o sucesso, chegou a sua hora!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *